Bombas pneumáticas e peristálticas para aplicações no segmento de tintas e vernizes

Aplicações e vantagens das bombas pneumáticas e peristálticas no segmento de tintas e vernizes

Publicado em: 16/02/2021

Tintas, resinas e adesivos são materiais largamente utilizados em aplicações para proteção de superfícies, acabamento final, renovação de ambientes, impermeabilização, sinalização, dentre outras.

Equipamentos que realizam a transferência e dosagem de fluidos, tais como as bombas pneumáticas de duplo diafragma e bombas peristálticas são parte fundamental do processo produtivo dentro do segmento de tintas e vernizes.

Aplicações de bombas pneumáticas no segmento de tintas e vernizes

Veja abaixo alguns dos processos de transferência e dosagem existentes em uma planta de fabricação de tintas que exigem o uso de bombas pneumáticas:

Bombas pneumáticas aplicadas em processo de mistura de tintas
  • Resinas e pigmentos para a base e coloração da tinta;
  • Diluentes também chamados de solventes que demandam equipamentos com características construtivas com materiais nobres devido à corrosão;
  • Aditivos que em sua grande maioria são adicionados em baixos volumes demandando um maior controle no bombeamento;
  • Misturas que necessitam de equipamentos que possam bombear mais de um fluido ao mesmo tempo, criando assim, um novo produto;
  • Diluição que faz com que o produto adquira as características de produto pronto;
  • Filtração, onde a fluido final passa por filtros para retirada de sólidos em suspensão.

Diagramas de aplicação

Bombas pneumáticas aplicadas nas etapas de transporte, descarga, mistura e armazenamento

Diagramas de aplicação de bomba pneumática no transporte, descarga, mistura e armazenamento de tintas e vernizes

Bombas pneumáticas aplicadas nas etapas de moagem e dissolução

Diagrama de aplicação de bomba pneumática na dissolução e mistura de tintas e vernizes

Bombas pneumáticas aplicadas nas etapas de filtragem e envase

Diagrama de aplicação de bomba pneumática na filtragem e envase de tintas e vernizes

Vantagens do uso de bombas pneumáticas para aplicações no segmento de tintas e vernizes

Uma grande preocupação na seleção das bombas de transferência e dosagem é quanto ao perigo de faíscas ou surtos de tensão de seus motores elétricos que possam gerar curto-circuito, sendo necessário seleção de motores à prova de explosão que possuem custo elevado e tempo de fabricação e manutenção bem altos.

As fábricas de tintas e vernizes já utilizam há muito tempo bombas de duplo diafragma com acionamento pneumático como solução para esse problemas pois este tpo de bomba trabalha com ar comprimido, acabando com a necessidade de seleção dos motores à prova de explosão. Estes equipamentos são utilizados desde a chegada dos insumos em caminhões demandando seu descarregamento, na formulação das tintas com seus vários aditivos e no final do processo para o enchimento de galões ou latas para entrega ao mercado.

Acessórios para bombas pneumáticas aplicadas no segmento de tintas e vernizes

Talvez haja a necessidade de que as bombas pneumáticas sejam comandadas através de sinal elétrico portanto alguns acessórios podem ser acoplados às bombas, como segue:

  • Válvula solenóide – Este acessório ligado ao sistema pneumático da bomba faz com que através de um sinal elétrico haja a partida ou parada do equipamento direto de uma sala de controle não havendo necessidade de que haja um operador operando o ar comprimido que pilota a bomba.
  • Transdutor I/P – Este dispositivo faz com que seja possível a alteração de vazão de uma bomba pneumática através de um sinal elétrico de 4-20mA que é transformado em sinal pneumático de 0 a 100psi.

Estes dispositivos devem ficar fora da área classificada para que o equipamento continue com as características à prova de explosão.

Acessórios para bombas pneumáticas e peristálticas

Aplicações de bombas peristálticas no segmento de tintas e vernizes

Existem aplicações que necessitam de equipamentos que consigam lidar com fluidos que possuem características físico-químicas “difíceis” tais como alta viscosidade, densidade, tixotropia, dentre outras. Como exemplo destes fluidos podemos citar a massa corrida, acabamento grafiato, resinas polyester, etc.

Bombas peristálticas aplicadas em processo de alimentação de equipamento gráfico

As bombas peristálticas de deslocamento positivo trabalham baseadas no princípio do peristaltismo que é o esmagamento de um elemento tubular através de roletes de compressão que transferem o fluido sem perda de rendimento devido às características do fluido. Este tipo de bomba succiona líquidos de colunas de até 9 metros conseguindo recalcar os mesmos até 150 metros de altura. Para os casos de aplicações em sucção com altura negativa, torna-se ideal a instalação de supressores de surto na sucção do equipamento.

Têm alguma dúvida ou necessidade específica sobre a sua aplicação?

Agendar uma consultoria gratuita e personalizada sobre linha de produção de tintas e vernizes

CONVERSE AGORA COM NOSSA EQUIPE!

Clique nos botões de WHATSAPP ou CHAT ONLINE localizados nos cantos da tela e seja atendido por um especialista da área comercial que fornecerá todas as informações que você precisa para atender com sucesso a sua aplicação.