Técnico fazendo manutenção em instalação de equipamentos

Guia rápido para ações corretivas em bombas pneumáticas

Publicado em: 08/04/2021

Você encontra neste artigo dicas sobre os cuidados que você deve ter com as suas bombas pneumáticas de diafragma e também um guia rápido para soluções corretivas em bombas pneumáticas.

Bombas pneumáticas de diafragma

As bombas pneumáticas de diafragma são versáteis e muito utilizadas na transferência de fluidos com ou sem sólidos em suspensão nos mais variados processos industriais.

Devido aos seu projeto simples e resistente e às diversas opções de materiais construtivos, as bombas pneumáticas de diafragma são consideradas muito confiáveis para uso em aplicações com produtos químicos, abrasivos ou corrosivos mesmo em ambientes industriais agressivos ou com risco de explosão.

Entretanto, como qualquer equipamento industrial, as bombas pneumáticas de diafragma estão sujeitas a falhas que podem estar relacionadas a diferentes fatores, tais como o desgaste natural de peças após um período de uso, ataque químico dos fluidos bombeados, uso fora das especificações de trabalho, sujeira na linha de alimentação de ar, dentre outros.

Alguns cuidados adicionais com a sua bomba pneumática

Lavagem e estocagem

Lave a bomba pneumática com frequência suficiente para impedir que o fluido bombeado seque ou congele na bomba e danifique-a. Use um solvente compatível com o material da bomba. Caso seja necessário estocar a bomba pneumática por um período de tempo maior, sempre siga o procedimento de alívio de pressão antes de desconectá-la da linha de processo.

Apertando conexões rosqueadas

Antes de cada uso, verifique todas as mangueiras ligadas à bomba quanto a desgaste ou dano, e substitua caso necessário. Certifique-se que todas as conexões rosquedas estejam apertadas e sem vazamentos.

Verifique e reaperte todas as conexões rosqueadas pelo menos a cada dois meses. Reaperte primeiro as tampas de fluido e depois os parafusos do coletor. A frequência recomendada para o reaperto dos fixadores varia com o uso da bomba. Uma diretriz geral é fazer o reaperto a cada dois meses.

A importância das inspeções e manutenções preventivas

As inspeções e manutenções preventivas periódicas das bombas pneumáticas são as formas mais econômicas e efetivas de prevenir os prejuízos causados por paradas imprevistas na linha de processo.

Uma vez que cada aplicação tem suas características específicas, o cronograma de inspeções e manutenções preventivas será diferente para cada bomba pneumática dentro de uma planta industrial. A frequência de uso, a pressão da linha e a viscosidade e abrasividade dos fluidos de processo são alguns dos principais fatores que afetam a vida útil dos componentes de uma bomba pneumática. Desta forma, estabeleça uma programação de manutenção preventiva baseada no histórico operacional da bomba. Isso será especialmente importante na prevenção de vazamentos devidos ao desgate do diafragma.

Guia rápido para soluções corretivas

Símbolo de Alerta Atenção! – antes de iniciar os procedimentos abaixo sempre alivie a pressão da bomba para reduzir o risco de lesões graves devido a vazamento do fluido!
Consulte a vista explodida logo após esta tabela para localizar partes e peças indicadas nos procedimentos.


PROBLEMA CAUSA SOLUÇÃO
A bomba não mantém pressão constante Esferas da válvula, sedes ou anéis de vedação O-ring desgastados Inspecionar e substituir as peças desgastadas
Existe fluido no ar de exaustão O diafragma está rompido Substituir o diafragma
Parafuso do eixo do diafragma solto Apertar o parafuso
Anel O-ring danificado Substituir o anel O-ring
A bomba não realiza os ciclos ou realiza apenas uma vez e para A esfera de válvula está seriamente desgastada ou presa na sede ou no coletor Substituir a esfera e a sede
A esfera da válvula está presa na sede devido ao excesso de pressão Instalar uma válvula de alívio de pressão na linha de recalque
A válvula de distribuição de ar está entupida Aliviar a pressão e limpar a válvula
A bomba funciona de forma instável A linha de sucção está entupida Inspecionar e limpar a linha
As esferas da válvula de retenção estão presas ou com vazamento Limpar ou substituir as esferas
O diafragma está rompido Substituir o diafragma
Escape obstruído Remover a obstrução do escape
Bolhas de ar no fluido A linha de sucção está sem vedação adequada Inspecionar e vedar a linha
O diafragma está rompido Substituir o diafragma
Coletor de admissão está solto, vedação danificada entre o coletor e a sede ou o anel O-ring está danificado. Apertar os parafusos do coletor ou substituir as sedes ou O-rings
Parafuso do eixo do diafragma solto Apertar o parafuso
O-ring danificado Substituir o anel O-ring
Bomba descarrega ar em excesso durante a parada Desgaste nas válvulas de ar, anéis O-rings, placa de válvula, bloco de posição, juntas em U ou anéis O-rings do pino de posição Inspecionar e substituir as peças desgastadas
Vedações de eixo desgastadas Substituir as vedações
A bomba tem vazamento de ar A tampa da válvula de ar ou os parafusos estão soltos Apertar os parafusos do coletor
As juntas da válvula de ar estão danificadas Inspecionar e substitutir as juntas
Os parafusos da tampa do sistema de ar estão soltos Apertar os parafusos
Bomba com vazamento de fluido pelos coletores Coletores soltos, vedações ou anéis O-rings danificados entre o coletor e a sede Apertar os parafusos do coletor ou substituir as sedes ou anéis O-rings

Vista Explodida – Bomba Pneumática de Diafragma

Vista explodidada de uma bomba pneumática

As vantagens do uso de acessórios e instrumentação

A instalação de acessórios e instrumentação junto às bombas pneumáticas de diafragma ajudam a aumentar o rendimento do equipamento e a proteger a bomba e a linha de processo.

Acesse no link abaixo um artigo com diversas dicas e informações sobre esse assunto.

Acessórios para bombas pneumáticas e peristálticas